sábado, 27 de março de 2010

PROGRAMA CAMINHÃO COZINHA BRASIL – ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Paranaíba, em parceria com a UFV campus de Rio Paranaíba, Prefeitura Municipal e Serviço Social da Indústria (SESI), trouxeram ao município nos dias 23 a 26 de março de 2010 o programa Caminhão Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente.
         O programa objetivou promover ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população rio paranaíbana, por meio da orientação didático-pedagógica com 4 nutricionistas, visando à produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo.
          A estrutura do curso foi teórico-prático, totalizando 10 horas, no qual foi ensinada aproximadamente 12 preparações do programa. Estas 10 horas foram divididas em 4 dias com duração de 2horas e 30 minutos por dia.
Durante o curso, foram elaborados refeições (farofa colorida, carne havaiana, tropeiro de soja), sucos (suco da horta, suco de casca de abacaxi com hortelã), bolos (bolo de maçã com canela, bolo de casca de banana, bolo nutritivo de abobrinha) e doces (doce de casca de abacaxi, beijinho de soja), apresentando informações sobre a composição, poder nutritivo e terapêutico dos alimentos, de maneira clara e acessível.
Participaram do curso o total de 130 alunos, sendo a população de baixa renda, mulheres responsáveis pelas famílias / donas de casa, assentamentos rurais, produtores de alimentos, trabalhadores em geral.
Ao final do curso, os participantes receberam o livro do programa e o certificado.



segunda-feira, 8 de março de 2010

TRABALHOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS

Está sendo realizado no Laborátório Vocacional de Fruticultura trabalhos científico-tecnológicos com 3 (três) alunas do curso de Ciências de Alimentos da UFV-CRP (Universidade Federal de Viçosa campus de Rio Paranaíba); Christiane Lara Rodrigues Ferreira, Denise de Paiva Cunha e Thamara Lúcia Silva.
Os trabalhos são voltados para a cultura de frutas da região, com carga horária de 8 horas/semanais por um período de 6 (seis) meses. As matérias primas são fornecidas pelo Grupo Sekita Agronegócios proporcionando o aproveitamento dos excedentes de produção, contornando problemas de sazonalidade e possibilitando o aumento da vida de prateleira do produto.
Atualmente, tem desenvolvido novos produtos como: doce de cenoura, geleia de maracujá com albedo enriquecido com soro de leite e licor de inhame.
Estes trabalhos, em parceria com a UFV-CRP e Grupo Sekita Agronegócios, está proporcionando experiência de pesquisa através do trabalho de Iniciação Científica e publicações.