Para aproveitar os excedentes de frutas de hortaliças, ou mesmo quando se deseja variar a forma de apresentação das mesmas, a fabricação de conservas é uma boa solução.
A transformação desses vegetais em conservas evita o desperdício de alimentos nutritivos, proporciona um melhor padrão alimentar, possibilita uma diminuição das despesas domésticas e pode aumentar a renda familiar pela sua comercialização.
Uma das conservas comumente elaborada e muito apreciada é a geleia, produto obtido pela concentração de polpa ou suco de fruta com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido até o ponto que ocorre a geleificação.
Neste contexto, no dia 30 de agosto, foi realizado o curso “Elaboração de geleias”, durante a II Exposição e Conferência Agropecuária do Alto Paranaíba, ExpALTO 2011, promovida pelo Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa, realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Paranaíba.
O curso teórico e prático, com carga horária de 4 horas, foi ministrado pela Ms. Milla Gabriela dos Santos e pela coordenadora do Laboratório Vocacional de Alimentos do CVT de Rio Paranaíba, Flávia Regina Passos.
Foi abordado durante o curso os processos de fabricação e classificação de geleias, os principais ingredientes e aditivos utilizados na fabricação, os equipamentos (convencionais e alternativos), fluxograma, os parâmetros de controle de qualidade para geléia, embalagens utilizadas e contaminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário