Foi iniciado no mês de agosto de 2010 o projeto de pesquisa “Avaliação microbiológica e físico-química na produção de queijos artesanais do município de Rio Paranaíba”. Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias da matéria-prima utilizada na confecção dos queijos (leite), da água utilizada no processo e do produto finalizado (Queijo Minas Artesanal) em queijarias do município de Rio Paranaíba por meio de contagem microbiana e análises físico-químicas e propor um programa para melhoria da qualidade do leite e do queijo produzido no município.
São escolhidas aleatoriamente, de uma lista de propriedades filiadas à APROMAR (Associação dos produtores de queijo do serrado de Rio Paranaíba) de Rio Paranaíba, oito unidades produtoras de queijos minas artesanais desse município para realizar os seguintes estudos:
· Analisar microbiologicamente amostras de leite, de água e do produto final (queijo artesanal maturado) quanto a presença de Coliformes Totais, Coliformes Fecais, E. coli, S. aureus e Listeria sp..
· Determinar o número de UFC x g-1 de mesófilos e psicrotróficos aeróbios presentes no leite, na água e no produto final (queijo artesanal maturado).
· Determinar parâmetros físico-químicos (pH, umidade, acidez titulável e proteína total) das amostras de leite, água e no produto final (queijo artesanal maturado).
O projeto está previsto para ser encerrado no mês de julho de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário