A ExpoALTO foi uma iniciativa da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba, em parceria com as mais representativas organizações do setor, como cooperativas, associações, sindicatos e prefeituras da região.
O evento técnico, científico, comercial e sociocultural pioneiro visou reunir forças do setor agropecuário e contribuir para manter o agronegócio regional constantemente atualizado e competitivo.
A ExpoALTO 2010 foi realizada no novo Campus da UFV em Rio Paranaíba , entre os dias 05 a 08 de agosto de 2010, e teve como foco, em sua primeira edição, os segmentos Café, hortifruti e Pecuária. As atividades foram voltadas exclusivamente para o setor produtivo, promovendo momentos para atualizações tecnológicas, oferecendo um ambiente de intercâmbio entre os produtores, empresas, órgãos governamentais e também oportunizando negócios. Houve palestras, minicursos, mesas redondas, clínicas tecnológicas, exposição de máquinas, produtos e serviços, estandes comerciais e institucionais, parque de diversões, entre outros.
Um dos mini cursos foi realizado no CVT de Rio Paranaíba, “Processamento mínimo de frutas e hortaliças”, ministrado pelo professor Rolf Puschmann da Universidade Federal de Viçosa.
O processamento mínimo é um conjunto de práticas simples e aplicáveis à maioria das hortaliças. A matéria-prima é selecionada, lavada, cortada e embalada dentro de padrões de qualidade exigidos pelo mercado, que têm como objetivo preservar a qualidade visual e nutricional dos produtos, de conservá-los por mais tempo, de agregar valor ao produto agrícola e de facilitar a vida dos consumidores.
Este curso ensinou como produzir couve, cenoura e repolho minimamente processado. Abordou também, as novas tendências de consumo e tecnologias disponíveis, os mercados para frutos e hortaliças minimamente processados, o capital, as instalações e os equipamentos necessários, a recepção, a limpeza e o processamento de produtos.
O público-alvo foram profissionais da área (produtores agrícolas e vendedores de hortifruti), docentes, alunos, investigadores e donas de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário