quinta-feira, 23 de setembro de 2010

FABRICAÇÃO DE TOMATE SECO

A desidratação de alimentos consiste na remoção parcial de um líquido, normalmente água, de um sólido por evaporação. A principal finalidade da desidratação de alimentos é a preservação do produto durante a estocagem, impedindo o crescimento microbiano, obtendo assim um produto de boa qualidade sem alteração no seu valor nutritivo e sabor, além da redução do volume do produto, o que facilita as operações de armazenagem e transporte.
Neste contexto, a aula prática realizada no dia 22 de setembro de 2010, com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da UFV-CRP teve como objetivo passar noções básicas sobre o processamento de alimentos desidratados, mais especificamente a produção de tomate seco, sendo uma excelente alternativa para o aproveitamento de excedente de produção de tomates maduros descartados durante o beneficiamento.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS COM APROVEITAMENTO DE ALIMENTOS E ELABORAÇÃO DE PRATOS

A Agência de Desenvolvimento Social (ADESRIO) em comum acordo com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Paranaíba realizou nos dias 13 a 16 de setembro de 2010 o curso de Planejamento de Cardápios com Aproveitamento de Alimentos, promovido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ministrado por Márcia Ferreira.
          A meta principal do curso foi ensinar as participantes (donas de casa e cantineiras de escolas) a aproveitarem todas as partes dos alimentos, como talos, cascas e folhas de verduras e legumes, os quais são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e fibras.
As alunas matriculadas tiveram uma carga horária total de 32 horas de curso, incluindo na metodologia os seguintes conteúdos: pirâmide alimentar, agente principal de contaminação dos alimentos, higiene pessoal, saúde e segurança no trabalho, condições higiênico-sanitárias na cozinha e seleção, preparo e conservação de alimentos, além de atividades práticas.
As participantes que concluíram o curso receberam apostila e certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), reconhecido nacionalmente.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PROCESSAMENTO DE QUEIJO MINAS FRESCAL

Foi realizado no dia 09 de setembro de 2010 a aula prática sobre o Processamento de Queijo Minas Frescal com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP).
A aula prática teve a finalidade de familiarizar os alunos com a tecnologia de processamento de queijos, particularmente de queijo Minas Frescal, elaborando o produto em escala piloto com duas variáveis: uma delas normalmente empregada nos laticínios brasileiros, ou seja, com adição de fermento lático composto de cultura lática mesofílica do tipo O (Lactobacillos lactis subsp. lactis + Lactococcus lactis subsp. cremoris) e a outra com acidificação direta com ácido lático.