O curso de “Produção de frutos cristalizados, compotas e geleias” oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e ADESRIO (Agência de Desenvolvimento Social de Rio Paranaíba) aconteceu no CVT de Rio Paranaíba entre os dias 17 a 21 de outubro de 2011, com carga horária de 40 horas, ministrado por Márcia Maria Ferreira.
O curso teórico e prático abrangeu informações sobre qualidade da matéria prima, higiene durante a manipulação de alimentos, processamento de geléias, frutas cristalizadas, e doces em compota, envase do produto final, armazenamento e rotulagem. A produção foi dentro dos padrões técnicos e com utilização das Boas Práticas de Fabricação, de forma a assegurar a qualidade dos produtos.
O objetivo do curso foi despertar na população de Rio Paranaíba o “espírito empreendedor” a partir da fruticultura, considerada uma das vocações econômicas da cidade, que também se destaca no agronegócio.
“O processamento de frutas apresenta-se como uma forma viável de conservação, trazendo como vantagem a geração de trabalho e renda, possibilidade de aproveitamento dos excedentes de produção, contornando problemas de sazonalidade e possibilitando o aumento da vida de prateleira do produto”, explica Flávia Regina Passos, coordenadora do Laboratório Vocacional de Alimentos do CVT de Rio Paranaíba.
Foram produzidos uma variedade de produtos durante o curso, como geléias (maracujá, jaboticaba), frutas cristalizadas e glaceadas (mamão, abacaxi, figo e casca de laranja), compotas (casca de laranja, mesocarpo de maracujá, abacaxi, mamão e casca de jaboticaba).
O evento faz parte do Projeto Desenvolvimento Regional pela Produção Sustentável de Alimentos em Rio Paranaíba , que envolve a equipe do CVT, professores dos cursos de Ciências de Alimentos e Administração da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) e a Prefeitura Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário