segunda-feira, 7 de maio de 2012

Processo e fabricação de tomate seco em conserva


O tomate é alimento altamente perecível, com aproximadamente 90% de água. A elaboração de tomate seco apresenta-se como boa alternativa para o aproveitamento do excedente de produção de tomates maduros descartados durante o beneficiamento, evitando desperdício, além de estar disponibilizando ao consumidor um produto de sabor diferenciado e que, por ser menos perecível, pode ser comercializado em qualquer período do ano.
Neste contexto, no dia 04 de maio de 2012 foi realizado o curso sobre tomate seco, ministrado pela Drª. Emiliane Andrade Araújo e Ms. Milla Gabriela dos Santos, docentes da UFV CRP, com o objetivo de mostrar que o processo de secagem de tomate é capaz de melhorar a qualidade final do produto e a vida de prateleira pode ser melhorada com a utilização de conserva.
Durante 12 horas de secagem, foi construída a curva de secagem e determinada a umidade do tomate, permitindo entender e visualizar melhor o processo de secagem, o procedimento, o tratamento, o equipamento e a temperatura adequada para se realizar a desidratação, para uma melhor qualidade sensorial e tecnológica.

                                                                 
               

 

Nenhum comentário: