sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Elaboração de compota de abacaxi


O uso do açúcar na produção de alimentos funciona como um bom agente para sua conservação. Isto porque aumenta a pressão osmótica no interior do produto, diminuindo a sua atividade de água e criando um ambiente desfavorável para a multiplicação das bactérias, na maioria bolores e leveduras.
A conservação através da pressão osmótica consiste na  imersão do alimento em uma solução concentrada de açúcares ou sais, onde a água do alimento migra-se para o exterior (solução) e o açúcar ou sal da solução migra-se para o alimento.
São exemplos de produtos conservados pelo uso do açúcar: compota de fruta, doce em massa, fruta cristalizada e fruta glaceada.
Neste contexto, foi realizado no dia 21 de setembro de 2011 o curso teórico-prático sobre “Elaboração de compota de abacaxi” com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) no CVT de Rio Paranaíba.
O curso foi ministrado pela Ms. Milla Gabriela dos Santos, com carga horária total de 4 horas.
Os alunos aprenderam as generalidades da conservação de frutas através da pressão osmótica, definição, classificação, designação, composição, características organolépticas, características físicas e químicas, microscópicas e microbiológicas, rotulagem e armazenamento adequado de cada produto conservado por este método. Além disso, elaboraram a compota de abacaxi para exemplificar o processo.



Nenhum comentário: