As fibras do tronco da bananeira é resistente e flexível, com isso está sendo valorizada na transformação em peças de artesanato originais e criativas.
O curso de artesanato da fibra de bananeira oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e ADESRIO (Agência de Desenvolvimento Social de Rio Paranaíba) aconteceu no CVT de Rio Paranaíba entre os dias 26 a 30 de setembro de 2011, com carga horária de 40 horas, ministrado pelo artista plástico, Romero do Amaral Duarte.
O curso teórico e prático ensinou a manipular a fibra da bananeira e a realização de trabalhos artesanais. É uma boa oportunidade para quem busca agregar valor à produção e aumentar sua renda, já que essa matéria-prima tem custo zero.
Os participantes aprenderam a preparar a fibra da bananeira para o artesanato aplicando as técnicas de separação, lavagem, secagem, armazenamento e confecção de peças, como papeis, esculturas, pratos, bandejas, arranjos florais, mandalas, confeccionados de forma ecologicamente correta e custo praticamente zero.
Foi discutido a valorização da atividade, a importância do resgate cultural, mercado de consumo, leveza, estética, acabamento das peças, custos e vendas.
Além destas atividades, foi ministrada uma palestra referente harmonização de ambiente, relacionado ao feng shui (arte oriental de decorar, associado ao estudo do nosso eu).
Nenhum comentário:
Postar um comentário