terça-feira, 15 de maio de 2012

www.mg.gov.br - O Portal do Governo de Minas Gerais

O que é o Portal?

O Portal é um canal para disponibilização de informações e serviços das instituições que fazem parte do Governo do Estado de Minas Gerais.

Como faço para encontrar as informações sobre um serviço no Portal?

As informações sobre os serviços estão organizadas a partir do público-alvo ao qual o serviço é prestado alterar o seguinte texto Cidadão, Empresa, Servidor, Município e Estado. Dessa forma, na página inicial você deve identificar para qual público o serviço que procura é prestado. Clicando no público desejado, abrirá uma nova tela onde estão localizados os serviços que estão disponibilizados para o público escolhido.
Assim, quando você clicar na estrutura da informação desejada aparecerá na tela, à direita, todos os serviços que estão relacionados àquela estrutura. Para acessar o serviço desejado você deve clicar no título correspondente.

Que tipo de informações o portal fornece?
  • O caminho para imprimir uma segunda via da conta de telefone, água e luz;
  • Pode emitir a primeira e segunda via da carteira de identidade;
  • Consultar a situação do seu veículo e IPVA;
  • Consultar os documentos e registros de sua empresa;
  • Entre outros.
Dúvidas frequentes sobre o portal

01. Onde encontrar os endereços eletrônicos das Prefeituras Mineiras?
Na página inicial mg.gov.br, clique em ACESSO RÁPIDO – Prefeituras Mineiras

02. Como consulto leis e decretos do Estado de Minas Gerais?
Acesse o sítio da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais por meio do endereço:
http://www.almg.gov.br/index.asp?grupo=legislacao&diretorio=njmg&arquivo=legislacao_mineira

03. Como obtenho informações sobre cartórios do estado?
R Consulte o Guia Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais por meio do link:www.tjmg.jus.br/servicos/gj/guia/primeira_instancia/pesquisa.do

04. Onde encontro o Orçamento do Estado?
Acesse o link:
www.planejamento.mg.gov.br/governo/planejamento/orcamento/orcamento.asp

05.  Onde posso encontrar os nomes das secretarias e dos respectivos Secretários de Estado?

No mg.gov.br clique em Governo – Estrutura Governamental - Secretarias => Secretaria de Estado de...=> Página na Internet.
OBS. Os sítios das Instituições Governamentais trazem o nome do Titular da pasta na área “Quem é quem”, “Institucional”, ou “A instituição”.

06.  Solicito as datas de emancipação e as festas mais importantes dos municípios mineiros.
Acesse o sítio da Secretaria de Estado de Turismo por meio do endereço: www.turismo.mg.gov.br

07.  Onde encontro informações sobre o repasse de recursos financeiros do Estado para o meu município?
Acesse o sítio da Secretaria de Estado de Fazenda por meio do endereço:http://www.fazenda.mg.gov.br/governo/assuntos_municipais/repasse_receita/

 08. Preciso de material de divulgação do Estado (turismo, cultura, culinária etc.
Acesse o sítio da Secretaria de Estado de Turismo por meio do endereço: www.turismo.mg.gov.br

09. Como envio e-mail para o Governador do Estado?
Na página inicial do mg.gov.br  -> clique em Fale Conosco.

10. Como envio e-mail para o Vice Governador?
Na página inicial do mg.gov.br -> clique em Fale Conosco

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Capacitação em Direitos Humanos no CVT com a participação de conselheiros do município de Tiros e Rio Paranaíba.

Foi realizado no CVT de Rio Paranaíba a videoconferência: Direitos Humanos, nos dias 08,09 e 10 de maio de 2012. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e teve como objetivo informar, sensibilizar e capacitar servidores públicos, gestores, técnicos, conselheiros, educadores e sociedade civil para o conhecimento dos direitos humanos e reconhecimento das violações de direitos.
O CVT realizou o convite aos interessados e autoridades do município e também prestou assistencialismo aos convidados. 
Compareceram os representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Tiros, e do Conselho Tutelar e do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Rio Paranaíba.

Segundo a participante Ieda Graciele Dornela (conselheira tutelar) "a capacitação foi bastante produtiva e elucidou sobre os direitos e deveres do conselho tutelar e até que ponto ele deve agir." A conselheira tutelar Elisene dos Santos Silva Oliveira também disse que "O Conselho Tutelar é um balcão de cidadania".
A videoconferência também contou a participação de representantes de todo o estado de Minas Gerais que se locomoveram para a unidade do CVT mais próximo a sua cidade.

FRUTA EM CALDA OU COMPOTA: caracterização e produção


A resolução do CNNPA (Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos) no12/78, define compota ou fruta em calda o “produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, e submetida a cozimento incipiente, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar. Depois de fechado em recipientes, o produto é submetido a um tratamento térmico adequado”.
É uma forma de conservar as frutas para consumi-las o ano inteiro. As frutas em calda ou compotas se conservam por muitos meses quando acondicionadas em vidros esterilizados e bem tampados e guardadas em geladeira.
Neste contexto, foi realizado no dia 09 de maio de 2012 o curso teórico-prático sobre “Fruta em calda ou compota: caracterização e produção” com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) no CVT de Rio Paranaíba.
O curso foi ministrado pela Drª. Emiliane Araújo, com carga horária total de 6 horas.
Os alunos aprenderam as generalidades da conservação de frutas em calda, definição, classificação, designação, composição, características organolépticas, características físicas e químicas, microscópicas e microbiológicas, rotulagem e armazenamento adequado de acordo com a legislação vigente. Além disso, elaboraram a compota de abacaxi para exemplificar o processo.



terça-feira, 8 de maio de 2012

Veja o que o CVT está buscando e realizando em sua cidade

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior requisitou um vídeo sobre o projeto "Fortalecer o relacionamento com a comunidade e desenvolver parcerias estratégicas" que representasse todos os CVT`s integrantes do pólo de Paracatu, que são: Araxá, Campina Verde, Conçeição das Alagoas, Coromandel, Frutal I e II, Ituiutaba, João Pinheiro, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas e Rio Paranaíba. Este vídeo mostra as parcerias consideradas importantíssimas por estes CVT`s para a concretização de ações nas unidades.
O Vídeo foi divulgado no II Seminário da rede CVT de Minas Gerais, realizado no Maquiné Park Hotel em Belo Horizonte, entre os dias 22 a 25 de Abril de 2012.

Por: Geane Miranda.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Processo e fabricação de tomate seco em conserva


O tomate é alimento altamente perecível, com aproximadamente 90% de água. A elaboração de tomate seco apresenta-se como boa alternativa para o aproveitamento do excedente de produção de tomates maduros descartados durante o beneficiamento, evitando desperdício, além de estar disponibilizando ao consumidor um produto de sabor diferenciado e que, por ser menos perecível, pode ser comercializado em qualquer período do ano.
Neste contexto, no dia 04 de maio de 2012 foi realizado o curso sobre tomate seco, ministrado pela Drª. Emiliane Andrade Araújo e Ms. Milla Gabriela dos Santos, docentes da UFV CRP, com o objetivo de mostrar que o processo de secagem de tomate é capaz de melhorar a qualidade final do produto e a vida de prateleira pode ser melhorada com a utilização de conserva.
Durante 12 horas de secagem, foi construída a curva de secagem e determinada a umidade do tomate, permitindo entender e visualizar melhor o processo de secagem, o procedimento, o tratamento, o equipamento e a temperatura adequada para se realizar a desidratação, para uma melhor qualidade sensorial e tecnológica.

                                                                 
               

 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CARNES


Realizou-se entre os dias 16 a 27 de abril de 2012 o curso de Ciência e Tecnologia de Carnes, ministrado pelo prof. Dr. Lúcio Alberto Gomide, docente da UFV, com programação de 60 horas totais, para os alunos do Curso de Ciências de Alimentos da UFV Campus Rio Paranaíba. As aulas teóricas e práticas visaram levar aos alunos do curso conhecimentos sobre a caracterização das principais alterações da carne bovina, suína e de frango por processos ocorridos ante e pós-mortem.
            
O conteúdo programático abrangeu explicações sobre: Estrutura, bioquímica e fisiologia do músculo. As condições PSE e DFD. Crescimento e desenvolvimento dos tecidos muscular, gorduroso e conectivo. Sabor de carnes. Oxidação de carnes. Produtos da reação de Maillard como antioxidantes em carnes. Uso de crioprotetores na indústria de carnes. Insetos e parasitas na indústria de carnes. Cor de carnes. Subprodutos da indústria de carnes. A atmosfera modificada em carnes. Novos tópicos de interesse na ciência e tecnologia de carnes.
Foram elaborados durante o curso vários produtos como: bacon, linguiça e costela defumada, carne seca, frango recheado, quitute, hambúrguer, presunto, apresuntado, salsicha, dentre outros.