segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CAMINHÃO COZINHA BRASIL – ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE


O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Paranaíba, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), UFV Campus de Rio Paranaíba e Prefeitura Municipal, trouxeram ao município nos dias 20 a 23 de setembro de 2011 o Programa Caminhão Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente.
         O programa objetivou promover ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população rio paranaibana, por meio da orientação didático-pedagógica com 3 nutricionistas, visando à produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo.
          A estrutura do curso foi teórico-prático, totalizando 10 horas, no qual foi ensinado aproximadamente 10 preparações do programa.
Durante o curso, foram elaborados refeições (tropeiro de soja, salada diferente, strongonoff nutritivo), sucos (suco da horta, refresco de casca de mamão com laranja), bolos (bolo de maçã com canela, bolo de casca de banana, bolo nutritivo de abobrinha) e doces (geléia de beterraba com banana), apresentando informações sobre a composição, poder nutritivo e terapêutico dos alimentos, de maneira clara e acessível.
Participaram do curso 90 alunos, aproximadamente, incluindo mulheres responsáveis pelas famílias / donas de casa, servidoras municipais, estudantes, manipuladores de alimentos, trabalhadores em geral.
Ao final do curso, os participantes receberam certificado e o livro do programa.




sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Elaboração de compota de abacaxi


O uso do açúcar na produção de alimentos funciona como um bom agente para sua conservação. Isto porque aumenta a pressão osmótica no interior do produto, diminuindo a sua atividade de água e criando um ambiente desfavorável para a multiplicação das bactérias, na maioria bolores e leveduras.
A conservação através da pressão osmótica consiste na  imersão do alimento em uma solução concentrada de açúcares ou sais, onde a água do alimento migra-se para o exterior (solução) e o açúcar ou sal da solução migra-se para o alimento.
São exemplos de produtos conservados pelo uso do açúcar: compota de fruta, doce em massa, fruta cristalizada e fruta glaceada.
Neste contexto, foi realizado no dia 21 de setembro de 2011 o curso teórico-prático sobre “Elaboração de compota de abacaxi” com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) no CVT de Rio Paranaíba.
O curso foi ministrado pela Ms. Milla Gabriela dos Santos, com carga horária total de 4 horas.
Os alunos aprenderam as generalidades da conservação de frutas através da pressão osmótica, definição, classificação, designação, composição, características organolépticas, características físicas e químicas, microscópicas e microbiológicas, rotulagem e armazenamento adequado de cada produto conservado por este método. Além disso, elaboraram a compota de abacaxi para exemplificar o processo.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

CURSO DE CULINÁRIA – GRUPO DA MELHOR IDADE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO PARANAÍBA

Cada fase na vida exige cuidados mais específicos com a alimentação, como quando bebê, gestante, adolescente, e não é diferente na terceira idade.
Começou no dia 15 de setembro de 2011, o curso de culinária para o Grupo da Melhor Idade da Secretária Municipal de Saúde de Rio Paranaíba, com o objetivo de atender às necessidades nutricionais de pessoas idosas.
O curso é ministrado pelas nutricionistas Janayna Flávio Barbosa e Virgínia Souza Santos, realizado uma vez por mês, nos dias: 27 de outubro, 24 de novembro e 08 de dezembro de 2011, com carga horária de 2 horas cada aula, totalizando 8 horas.
            São elaborados receitas nutritivas e de fácil preparo para inserir nas refeições do dia-a-dia dos idosos alimentos mais saudáveis, contribuindo na eliminação de excessos e melhor ganho de saúde. Os participantes também recebem informações sobre educação alimentar, nutrição e qualidade de vida, aprendendo como conciliar o prazer de uma boa refeição com conceitos de segurança dos alimentos e longevidade com saúde.
             Os participantes receberão uma cartilha com várias receitas e dicas de nutrição.  




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ELABORAÇÃO DE CATCHUP


Foi realizado no dia 14 de setembro de 2011 o curso teórico-prático sobre “Elaboração de catchup” com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP).
O curso, com carga horária de 4 horas, foi ministrado pela professora Ms. Milla Gabriela dos Santos no Centro Vocacional Tecnológico de Rio Paranaíba. O conteúdo programático abrangeu explicações sobre legislação do produto, fluxograma de fabricação, qualidade da matéria-prima (tomate) e ingredientes, equipamentos convencionais e alternativos, embalagens adequadas, dentre outros assuntos.
O ganho de conhecimento teórico e prático acerca do processamento de catchup foi muito satisfatório, uma vez que todos tiveram a oportunidade de conhecer e executar as etapas de processamento.





segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CVT DE RIO PARANAÍBA TEM TRABALHOS APROVADOS EM SIMPÓSIOS

Sete trabalhos realizados no CVT de Rio Paranaíba foram aprovados no 9º Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos, maior evento da América Latina e reconhecido mundialmente. O evento acontece entre os dias 05 a 08 de novembro de 2011 na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas – Estado de São Paulo e tem como tema central “Ciência de Alimentos e Qualidade de Vida: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade”.
Os trabalhos foram elaborados pela coordenadora do laboratório vocacional de alimentos do CVT de Rio Paranaíba, Flávia Regina Passos, pelas docentes da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, Martha Elisa Ferreira de Almeida e Milla Gabriela dos Santos, pelas laboratoristas Carla Ferreira de Lima e Regiane Victória de Barros Fernandes e pelos discentes do curso de Ciências de Alimentos da UFV-CRP, Christiane Lara Rodrigues Ferreira, Denise de Paiva Cunha, Melina Vilela dos Santos, Richtier Gonçalves da Cruz, Thamara Lúcia Silva e Welker Denner Bernardes de Araújo.
Os trabalhos que serão apresentados são:
- Avaliação sensorial de pepino (Cucumis sativus L.) desidratado por osmose seguido de secagem.
- Caracterização físico-química de pêra (Pyrus communis L.) cristalizada pelo processo lento de açucaramento.
- Elaboração e aceitabilidade de pêra (Pyrus communis L.) cristalizada pelo processo lento de açucaramento.
- Comparação físico-química de pão de batata inglesa (Solanum tuberosum L.) e o pão com batata yacon (Smallanthus sonchifolius)
- Enriquecimento nutricional de pão de batata com pasta de pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
- Aceitabilidade de pão de batata com substituição por batata yacon (Smallanthus sonchifolius) e/ou pequi (Caryocar brasiliense camb.)
- Avaliação da intenção de compra e da influência do sexo na aceitação de pão de batata inglesa utilizando como substituinte batata yacon (Smallanthus sonchifolius) e/ou pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
O trabalho sobre o “Rendimento industrial de cenoura minimamente processada a partir de resíduos de lavador comercial” foi aprovado no VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças (EPM2011). O evento ocorrerá entre os dias 23 e 28 de outubro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, onde também será realizado o III Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Hortaliças e Flores (SPC2011), e tem como tema central “Redução de Perdas, Funcionalidade e Conveniência”.
Este trabalho objetivou estimar o potencial de aproveitamento das cenouras com qualidade alimentar que normalmente são descartadas nos lavadores comerciais utilizados por empresas na região do Alto Paranaíba-MG. Foi avaliado o rendimento industrial de cenoura minimamente processada nos formatos ralada, rodela e cubo pequeno, a partir do ”descarte” do lavador contínuo de hortaliças da empresa “Comercial Agrícola São Gotardo”.
Todo este trabalho foi conduzido no CVT de Rio Paranaíba, elaborado pela coordenadora do laboratório de alimentos, Flávia Regina Passos, pelos docentes da Universidade Federal de Viçosa Campus de Viçosa, Rolf Puschmann e Milton Edgar Flores-Pereira, pelo gerente comercial do lavador do município de São Gotardo, Paulo César Santos Costa e pelas discentes do Curso de Ciências de Alimentos da UFV – Campus de Rio Paranaíba que atuam como estagiárias no CVT de Rio Paranaíba, Christiane Lara Rodrigues Ferreira, Denise de Paiva Cunha e Thamara Lúcia Silva.
O projeto “Desenvolvimento Regional e Educação Alimentar em Rio Paranaíba será apresentado na forma oral no Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2011, promovido pela Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, nos dias 25 e 26 de outubro de 2011.
O projeto envolve a equipe do CVT de Rio Paranaíba, Prefeitura Municipal e docentes e discentes dos cursos de Ciências de Alimentos e Administração da UFV Campus de Rio Paranaíba. O projeto relata todos os cursos e palestras ministrados no Laboratório Vocacional de Alimentos do CVT de Rio Paranaíba no período de Janeiro a Setembro de 2011.
O projeto tem como objetivo desenvolver processos que assegurem a assimilação da educação alimentar como fator viabilizador de saúde e consequentemente qualidade de vida e desenvolvimento regional.
Cada trabalho inscrito foi julgado pela comissão científica do evento, que emitiu o aceite por meio eletrônico. O avaliador é responsável pela análise e avaliação dos trabalhos, selecionando aqueles trabalhos que serão apresentados na forma de pôster. Foram adotados os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos: Originalidade; Consonância com os eixos temáticos; Obediência às normas do Espaço do Conhecimento; Qualidade do texto (conteúdo, correção gramatical e formatação).
Segundo a Coordenadora do Laboratório Vocacional de Alimentos, Flávia Regina Passos, a apresentação destes trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no CVT de Rio Paranaíba é gratificante.
 “Essa é a prova do esforço e dedicação da equipe do CVT de Rio Paranaíba e UFV-CRP, com o apoio da Prefeitura Municipal. A apresentação destes trabalhos significa de forma indestrutível a relação estabelecida entre o ensino e a prática cotidiana. É muito gratificante o reconhecimento dos trabalhos e o impacto social que os mesmos promovem no município de Rio Paranaíba e até mesmo durante os eventos que serão apresentados. Além disso, levaremos o nome projeto da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), em mais um evento de relevância regional (Simpósio de Integração Acadêmica), nacional (VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças) e internacional (Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos)”, destaca.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Elaboração de geleias

Para aproveitar os excedentes de frutas de hortaliças, ou mesmo quando se deseja variar a forma de apresentação das mesmas, a fabricação de conservas é uma boa solução.
A transformação desses vegetais em conservas evita o desperdício de alimentos nutritivos, proporciona um melhor padrão alimentar, possibilita uma diminuição das despesas domésticas e pode aumentar a renda familiar pela sua comercialização.
Uma das conservas comumente elaborada e muito apreciada é a geleia, produto obtido pela concentração de polpa ou suco de fruta com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido até o ponto que ocorre a geleificação.
Neste contexto, no dia 30 de agosto, foi realizado o curso “Elaboração de geleias”, durante a II Exposição e Conferência Agropecuária do Alto Paranaíba, ExpALTO 2011, promovida pelo Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa, realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Rio Paranaíba.
O curso teórico e prático, com carga horária de 4 horas, foi ministrado pela Ms. Milla Gabriela dos Santos e pela coordenadora do Laboratório Vocacional de Alimentos do CVT de Rio Paranaíba, Flávia Regina Passos.
Foi abordado durante o curso os processos de fabricação e classificação de geleias, os principais ingredientes e aditivos utilizados na fabricação, os equipamentos (convencionais e alternativos), fluxograma, os parâmetros de controle de qualidade para geléia, embalagens utilizadas e contaminação.