Sete trabalhos realizados no CVT de Rio Paranaíba foram aprovados no 9º Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos, maior evento da América Latina e reconhecido mundialmente. O evento acontece entre os dias 05 a 08 de novembro de 2011 na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em Campinas – Estado de São Paulo e tem como tema central “Ciência de Alimentos e Qualidade de Vida: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade”.
Os trabalhos foram elaborados pela coordenadora do laboratório vocacional de alimentos do CVT de Rio Paranaíba, Flávia Regina Passos, pelas docentes da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, Martha Elisa Ferreira de Almeida e Milla Gabriela dos Santos, pelas laboratoristas Carla Ferreira de Lima e Regiane Victória de Barros Fernandes e pelos discentes do curso de Ciências de Alimentos da UFV-CRP, Christiane Lara Rodrigues Ferreira, Denise de Paiva Cunha, Melina Vilela dos Santos, Richtier Gonçalves da Cruz, Thamara Lúcia Silva e Welker Denner Bernardes de Araújo.
Os trabalhos que serão apresentados são:
- Avaliação sensorial de pepino (Cucumis sativus L.) desidratado por osmose seguido de secagem.
- Caracterização físico-química de pêra (Pyrus communis L.) cristalizada pelo processo lento de açucaramento.
- Elaboração e aceitabilidade de pêra (Pyrus communis L.) cristalizada pelo processo lento de açucaramento.
- Comparação físico-química de pão de batata inglesa (Solanum tuberosum L.) e o pão com batata yacon (Smallanthus sonchifolius)
- Enriquecimento nutricional de pão de batata com pasta de pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
- Aceitabilidade de pão de batata com substituição por batata yacon (Smallanthus sonchifolius) e/ou pequi (Caryocar brasiliense camb.)
- Avaliação da intenção de compra e da influência do sexo na aceitação de pão de batata inglesa utilizando como substituinte batata yacon (Smallanthus sonchifolius) e/ou pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
O trabalho sobre o “Rendimento industrial de cenoura minimamente processada a partir de resíduos de lavador comercial” foi aprovado no VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças (EPM2011). O evento ocorrerá entre os dias 23 e 28 de outubro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, onde também será realizado o III Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Hortaliças e Flores (SPC2011), e tem como tema central “Redução de Perdas, Funcionalidade e Conveniência”.
Este trabalho objetivou estimar o potencial de aproveitamento das cenouras com qualidade alimentar que normalmente são descartadas nos lavadores comerciais utilizados por empresas na região do Alto Paranaíba-MG. Foi avaliado o rendimento industrial de cenoura minimamente processada nos formatos ralada, rodela e cubo pequeno, a partir do ”descarte” do lavador contínuo de hortaliças da empresa “Comercial Agrícola São Gotardo”.
Todo este trabalho foi conduzido no CVT de Rio Paranaíba, elaborado pela coordenadora do laboratório de alimentos, Flávia Regina Passos, pelos docentes da Universidade Federal de Viçosa Campus de Viçosa, Rolf Puschmann e Milton Edgar Flores-Pereira, pelo gerente comercial do lavador do município de São Gotardo, Paulo César Santos Costa e pelas discentes do Curso de Ciências de Alimentos da UFV – Campus de Rio Paranaíba que atuam como estagiárias no CVT de Rio Paranaíba, Christiane Lara Rodrigues Ferreira, Denise de Paiva Cunha e Thamara Lúcia Silva.
O projeto “Desenvolvimento Regional e Educação Alimentar em Rio Paranaíba” será apresentado na forma oral no Simpósio de Integração Acadêmica - SIA/2011, promovido pela Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, nos dias 25 e 26 de outubro de 2011.
O projeto envolve a equipe do CVT de Rio Paranaíba, Prefeitura Municipal e docentes e discentes dos cursos de Ciências de Alimentos e Administração da UFV Campus de Rio Paranaíba. O projeto relata todos os cursos e palestras ministrados no Laboratório Vocacional de Alimentos do CVT de Rio Paranaíba no período de Janeiro a Setembro de 2011.
O projeto tem como objetivo desenvolver processos que assegurem a assimilação da educação alimentar como fator viabilizador de saúde e consequentemente qualidade de vida e desenvolvimento regional.
Cada trabalho inscrito foi julgado pela comissão científica do evento, que emitiu o aceite por meio eletrônico. O avaliador é responsável pela análise e avaliação dos trabalhos, selecionando aqueles trabalhos que serão apresentados na forma de pôster. Foram adotados os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos: Originalidade; Consonância com os eixos temáticos; Obediência às normas do Espaço do Conhecimento; Qualidade do texto (conteúdo, correção gramatical e formatação).
Segundo a Coordenadora do Laboratório Vocacional de Alimentos, Flávia Regina Passos, a apresentação destes trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no CVT de Rio Paranaíba é gratificante.
“Essa é a prova do esforço e dedicação da equipe do CVT de Rio Paranaíba e UFV-CRP, com o apoio da Prefeitura Municipal. A apresentação destes trabalhos significa de forma indestrutível a relação estabelecida entre o ensino e a prática cotidiana. É muito gratificante o reconhecimento dos trabalhos e o impacto social que os mesmos promovem no município de Rio Paranaíba e até mesmo durante os eventos que serão apresentados. Além disso, levaremos o nome projeto da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), em mais um evento de relevância regional (Simpósio de Integração Acadêmica), nacional (VI Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças) e internacional (Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos)”, destaca.