quarta-feira, 26 de outubro de 2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Produção de frutos cristalizados, compotas e geleias
O curso de “Produção de frutos cristalizados, compotas e geleias” oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e ADESRIO (Agência de Desenvolvimento Social de Rio Paranaíba) aconteceu no CVT de Rio Paranaíba entre os dias 17 a 21 de outubro de 2011, com carga horária de 40 horas, ministrado por Márcia Maria Ferreira.
O curso teórico e prático abrangeu informações sobre qualidade da matéria prima, higiene durante a manipulação de alimentos, processamento de geléias, frutas cristalizadas, e doces em compota, envase do produto final, armazenamento e rotulagem. A produção foi dentro dos padrões técnicos e com utilização das Boas Práticas de Fabricação, de forma a assegurar a qualidade dos produtos.
O objetivo do curso foi despertar na população de Rio Paranaíba o “espírito empreendedor” a partir da fruticultura, considerada uma das vocações econômicas da cidade, que também se destaca no agronegócio.
“O processamento de frutas apresenta-se como uma forma viável de conservação, trazendo como vantagem a geração de trabalho e renda, possibilidade de aproveitamento dos excedentes de produção, contornando problemas de sazonalidade e possibilitando o aumento da vida de prateleira do produto”, explica Flávia Regina Passos, coordenadora do Laboratório Vocacional de Alimentos do CVT de Rio Paranaíba.
Foram produzidos uma variedade de produtos durante o curso, como geléias (maracujá, jaboticaba), frutas cristalizadas e glaceadas (mamão, abacaxi, figo e casca de laranja), compotas (casca de laranja, mesocarpo de maracujá, abacaxi, mamão e casca de jaboticaba).
O evento faz parte do Projeto Desenvolvimento Regional pela Produção Sustentável de Alimentos em Rio Paranaíba , que envolve a equipe do CVT, professores dos cursos de Ciências de Alimentos e Administração da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP) e a Prefeitura Municipal.
Cenoura desidratada
A desidratação de alimentos consiste na remoção parcial de um líquido, normalmente água, de um sólido por evaporação. A principal finalidade da desidratação de alimentos é a preservação do produto durante a estocagem, impedindo o crescimento microbiano, obtendo assim um produto de boa qualidade sem alteração no seu valor nutritivo e sabor, além da redução do volume do produto, o que facilita as operações de armazenagem e transporte.
Neste contexto, a aula prática realizada no dia 19 de outubro de 2011, com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da UFV-CRP teve como objetivo passar noções básicas sobre o processamento de alimentos desidratados, mais especificamente a produção de cenoura desidratada, sendo um excelente alternativo para o aproveitamento de excedente de produção de cenoura da Região Alto Paranaíba descartado durante o beneficiamento.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
UFV-CRP oferece treinamento com elaboração de receitas práticas para universitários no CVT
Alunas(os) do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba, realizaram um treinamento para universitários com o objetivo de ministrar receitas práticas de Cozinha.
O treinamento será realizado no CVT de Rio Paranaíba, no dia vinte e seis (26) de outubro de 2011, das 19:00 às 21:00 horas, com o número total de vinte participantes, tendo como orientadora das alunas(os) a professora Fernanda Machado Freitas.
Conclusão da atividade:
O treinamento orientado pela professora Fernanda Freitas, ministrado pelas alunas do curso de administração da UFV-CRP Priscilla Noeme de Souza e Silva e Lorena Rodrigues Caixeta, aconteceu no dia vinte e seis de outubro de 2011, no Centro Vocacional Tecnológico de Rio Paranaíba, das 19:00 às 21:00 horas.
Com a participação de dez (10) pessoas, o objetivo foi ensinar aos universitários algumas receitas práticas para minimizar o tempo gasto na cozinha, pelo fato das atividades destinadas a eles na Universidade demandarem mais tempo.
Assim, os participantes receberam um caderno com dez receitas e um esboço com algumas dicas de culinária. Apreenderam através da vídeo aula a fazer o bolo fácil de limão e o macarrão na panela de pressão. Em seguida, na sala de fruticultura os estudantes colocaram a “mão na massa”, praticaram o bolo de caneca e degustaram o bolo de limão.
Enfim, foi um aprendizado que agregou conhecimento de receitas para facilitar a vida cotidiana do universitário, além de obter um momento de descontração, amor pela culinária e prazer para o paladar.
Texto de conclusão: Priscila Noeme de Souza.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Ano da Química 2011
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT): A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 ocorre entre 17 a 23 de outubro. O tema principal é: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA: Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Temas apropriados para vestibulares e para o ENEM.
Devido a importância das datas, o CVT buscou apoio com os professores de química da E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura e realizou no dia 17/10/2011 duas atividades de igual importância:
_ Os alunos do 1º ano do ensino médio, assistiram o filme: Uma verdade Inconveniente (Administrado pela SECTES) de 14:00 as 15:30 no CVT, com o objetivo de refletir sobre o clima, os desastres da natureza e como evitá-los.
_ Os alunos também coletaram uma amostra de água da fonte do Parque do Zarico e a professora de química, Joelma Aparecida da Silva, os ensinou em um laboratório adequado a analisar o seu PH. O resultado da análise utilizando 2 substâncias químicas (Bromotimol e Metacresol), em temperatura de 22,8 ºC, concluiu que a média do PH naquele momento era de 6,85. Essa atividade faz parte do "Experimento Global sobre a Qualidade da Água", que está no ar em diversas emissora de TV e rádio. O objetivo da iniciativa é estimular o gosto pela disciplina e o trabalho em equipe, desenvolver o contato com a ciência, além de socializar a importância da disciplina e das datas comemorativas mencionadas, na vida das pessoas.
Por Geane Miranda. CVT Rio Paranaíba
Em nome do CVT agradecemos a todos os estudantes que compareceram e principalmente a professora Joelma, que comprovamos ser uma excelente profissional, pois dedicou o seu tempo livre para demonstrar a importância da química no dia-a-dia e justificou em conjunto com a equipe do CVT a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Por Geane Miranda. CVT Rio Paranaíba
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
MINI CURSOS UFV NO CVT (SISTEMAS DE INFORMAÇAO)
O objetivo deste mini curso é fornecer os conhecimentos básicos de HTML que permitirão construir um website de forma correta.
O curso parte do zero e não requer qualquer conhecimento prévio de programação.
O que veremos no curso? O que é HTML, histórico, TAGs, atributos, links, imagens no website, tabelas e outros.
O objetivo é demonstrar as funcionalidades, aplicações e tendências relacionadas à linguagem Java. Será dividido em duas partes:
_Teórica e prática visando o melhor entendimento dos conceitos apresentados, bem como a fixação do aprendizado com a parte prática.
VAGAS LIMITADAS.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Elaboração de geleia de maçã
Foi realizado no dia 05 de outubro de 2011 a aula prática sobre “Elaboração de geleia de maçã” com os alunos do curso de Ciências de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (UFV-CRP), ministrada pela professora Ms. Milla Gabriela dos Santos.
A maçã apresenta-se como alimento de considerável acessibilidade e fácil manuseio, além de apresentar baixa taxa de desperdício no processamento. Rica em praticamente todas as vitaminas e minerais, além de fibras solúveis, como a pectina, sendo um alimento bastante nutritivo.
Por estes motivos optou-se a elaboração de geléia de maçã, abordando os aspectos de importância na produção de geleias, sua composição, fisiologia, manuseio, processamento, legislação e controle de qualidade.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Curso de artesanato da fibra de bananeira
As fibras do tronco da bananeira é resistente e flexível, com isso está sendo valorizada na transformação em peças de artesanato originais e criativas.
O curso de artesanato da fibra de bananeira oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e ADESRIO (Agência de Desenvolvimento Social de Rio Paranaíba) aconteceu no CVT de Rio Paranaíba entre os dias 26 a 30 de setembro de 2011, com carga horária de 40 horas, ministrado pelo artista plástico, Romero do Amaral Duarte.
O curso teórico e prático ensinou a manipular a fibra da bananeira e a realização de trabalhos artesanais. É uma boa oportunidade para quem busca agregar valor à produção e aumentar sua renda, já que essa matéria-prima tem custo zero.
Os participantes aprenderam a preparar a fibra da bananeira para o artesanato aplicando as técnicas de separação, lavagem, secagem, armazenamento e confecção de peças, como papeis, esculturas, pratos, bandejas, arranjos florais, mandalas, confeccionados de forma ecologicamente correta e custo praticamente zero.
Foi discutido a valorização da atividade, a importância do resgate cultural, mercado de consumo, leveza, estética, acabamento das peças, custos e vendas.
Além destas atividades, foi ministrada uma palestra referente harmonização de ambiente, relacionado ao feng shui (arte oriental de decorar, associado ao estudo do nosso eu).
Assinar:
Postagens (Atom)